Desenvolvimento do ODR no Brasil

//Desenvolvimento do ODR no Brasil

Online Dispute Resolution (ODR) é o uso da tecnologia da informação e da internet (online), em contextos nos quais existem conflitos, ainda que potenciais (dispute), para prevenir e resolver controvérsias (resolution).

O Brasil apresenta um número elevado de demandas judiciais, estima-se que estão em andamento mais de 100 milhões de processos judicial, o que faz do país um campo fértil para o desenvolvimento de alternativas para a prevenção e a solução dos litígios. Além disso, o uso da tecnologia também pode ajudar a promover o acesso à justiça de forma rápida, acessível, barata e eficaz.

Segundo a AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs), 20 empresas se dedicam a oferecer soluções em ODR, e existem diversos projetos e iniciativas públicas em andamento, das quais é possível destacar o Portal do Consumidor, do Governo Federal, e a Mediação Digital, do Conselho Nacional de Justiça, ainda em desenvolvimento.

Confira o artigo de autoria de Flávio de Freitas Gouvêa Neto, o “Desenvolvimento do ODR no Brasil”, que foi publicado na 2ª edição da Revista Federação Nacional de Mediação de Conflitos, em Portugal.

O artigo oferece uma introdução sobre o tema, trata das principais características dos mecanismos de disputas online e aborda o desenvolvimento destes mecanismos no Brasil, apresentando diferentes casos de sucesso do uso da tecnologia para prevenir e resolver disputas no âmbito público e privado.

Acesse a 2ª edição da Revista Federação Nacional de Mediação de Conflitos.

Leave A Comment

WhatsApp chat